Intercâmbio na Espanha: saiba qual é a documentação necessária! | Seda Intercâmbios
Blog

Blog

08.02.2024

Intercâmbio na Espanha: saiba qual é a documentação necessária!

Intercâmbio na Espanha: saiba qual é a documentação necessária!
Realizar um intercâmbio na Espanha é uma experiência enriquecedora, que oferece a oportunidade de aprender ou aprimorar o idioma espanhol, conhecer uma nova cultura e adquirir uma experiência internacional valiosa.

No entanto, antes de fazer as malas e embarcar nessa aventura, é crucial estar ciente da documentação necessária para garantir uma estadia legal e tranquila no país. E neste artigo vamos mostrar todos os documentos que você precisa. Vem com a gente!

Passaporte válido


O primeiro passo é garantir que você tenha um passaporte válido. Para entrar na Espanha, seu passaporte deve ter uma validade de pelo menos seis meses a partir da data de entrada no país.

Se o seu passaporte está prestes a expirar, renove-o antes de iniciar o processo de solicitação de visto, caso contrário, você não conseguirá tirá-lo.

Visto de estudante


A maioria dos estudantes não europeus precisa de um visto de estudante para permanecer na Espanha por mais de 90 dias. O tipo de visto dependerá da duração e do tipo de seus estudos:

  • Visto de estudos de curta duração (Visado de Estancia por Estudios, hasta 180 días): para cursos com duração de até 180 dias.

  • Visto de estudos de longa duração (Visado de Estudios): para cursos com duração superior a 180 dias.


Está gostando deste artigo? Então leia também - Qual o impacto que o intercâmbio em Malta pode ter na sua carreira? Descubra!

Documentos para o visto de estudante


Para solicitar o visto de estudante, você precisará apresentar os seguintes documentos à embaixada ou consulado espanhol:

  • Formulário de solicitação de visto preenchido e assinado.

  • Fotografias recentes tipo passaporte.

  • Carta de aceitação da instituição educacional espanhola, confirmando sua inscrição em um curso de tempo integral.

  • Comprovante de acomodação na Espanha, que pode ser uma carta de aceitação de uma residência estudantil, contrato de aluguel ou carta-convite de um residente espanhol.

  • Seguro saúde internacional que cubra toda a duração da sua estadia na Espanha.

  • Comprovante de meios financeiros suficientes para cobrir suas despesas durante o intercâmbio. Isso pode incluir extratos bancários, bolsas de estudo ou uma declaração de apoio financeiro de um patrocinador.

  • Certificado de antecedentes criminais emitido pelas autoridades do país de residência, para estadias superiores a 180 dias.

  • Exame médico, também para estadias superiores a 180 dias, comprovando que você não possui doenças que poderiam ter implicações de saúde pública de acordo com os regulamentos internacionais.


Número de Identificação de Estrangeiro (NIE)


O NIE (Número de Identificación de Extranjero) é um número de identificação fiscal necessário para quase todas as transações na Espanha, incluindo a abertura de uma conta bancária, a assinatura de um contrato de aluguel e a inscrição na universidade.

Você pode solicitar o NIE na Espanha ou, em alguns casos, no consulado espanhol do seu país de origem.

Registro na polícia local


Estudantes não pertencentes à União Europeia, que possuem visto de longa duração, devem se registrar na polícia local dentro de 30 dias após a chegada à Espanha para obter a autorização de residência de estudante.

Para isso, você precisará do seu passaporte, fotos tipo passaporte, o formulário de solicitação preenchido e uma cópia da sua carta de aceitação da instituição de ensino.

Conclusão


Preparar-se para um intercâmbio na Espanha exige uma cuidadosa atenção à documentação necessária para assegurar uma experiência sem contratempos.

Comece o processo bem antes da data de partida prevista para evitar atrasos e garantir que todos os documentos estejam em ordem.

Com a documentação correta, você estará pronto para aproveitar ao máximo sua experiência de intercâmbio na Espanha, imergindo-se na rica cultura, história e educação que o país tem a oferecer.

E nós da SEDA Intercâmbio ajudamos você nessa jornada. Entre em contato com um de nossos consultores, e conheça nossos planos de intercâmbio para a Espanha.

 

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.