Cultura e educação: como se preparar para um intercâmbio nos Emirados Árabes Unidos | Seda Intercâmbios
Blog

Blog

15.02.2024

Cultura e educação: como se preparar para um intercâmbio nos Emirados Árabes Unidos

Cultura e educação: como se preparar para um intercâmbio nos Emirados Árabes Unidos
Os Emirados Árabes Unidos (EAU) se destacam como um epicentro de inovação e tradição, oferecendo um ambiente único para estudantes internacionais.

Preparar-se para um intercâmbio no país vai além da mera organização logística; é preciso saber que você vai mergulhar em uma cultura totalmente diferente da nossa.

Por isso, nesse artigo separamos alguns pontos fundamentais que você precisa saber para se preparar para essa experiência única na sua vida. Confira!

1. Compreendendo a diversidade cultural


Os EAU são uma federação de sete emirados, cada um com sua própria identidade, mas unidos por uma rica herança cultural. Antes de partir, familiarize-se com as tradições locais, normas sociais e a importância da religião na vida cotidiana.

O Islã desempenha um papel central, influenciando costumes, leis e práticas diárias. Respeitar essas tradições, incluindo o modo de vestir conservadoramente em locais públicos, é crucial para uma integração harmoniosa.

2. O sistema educacional


Os EAU investem pesadamente em educação, com instituições que oferecem currículos de padrão internacional e instalações de ponta.

Pesquise as universidades e cursos disponíveis, considerando aquelas que melhor se alinham aos seus objetivos acadêmicos e profissionais.

Aproveite também para explorar programas de intercâmbio e bolsas de estudo específicas para estudantes internacionais, que podem oferecer suporte financeiro e oportunidades de imersão cultural.

3. Barreira linguística e comunicação


Embora o árabe seja a língua oficial, o inglês é amplamente falado, especialmente no meio acadêmico e empresarial.

Contudo, aprender o básico do árabe não só facilitará interações cotidianas, como também demonstrará respeito pela cultura local. Ferramentas online e aplicativos de idiomas podem ser recursos valiosos nessa jornada de aprendizado.

4. Adaptando-se ao clima


Os EAU são conhecidos por seu clima desértico, com temperaturas que podem ultrapassar os 40°C no verão. Preparar-se para este clima envolve não apenas o tipo de vestuário, mas também a adaptação de seu corpo e rotina.

Hidratação e proteção solar são essenciais, assim como adaptar seus horários de atividades ao ar livre para as partes mais frescas do dia.

5. Questões legais e burocráticas


Antes de embarcar, assegure-se de compreender e cumprir os requisitos de visto e outras regulamentações legais.

Isso inclui a obtenção de um visto de estudante apropriado e a familiarização com as leis locais, que podem ser significativamente diferentes do Brasil, especialmente em relação a comportamentos sociais e restrições legais.

6. Saúde e segurança


Os EAU são considerados um dos países mais seguros do mundo. Ainda assim, é prudente familiarizar-se com práticas de segurança local e garantir cobertura de seguro saúde adequada.

Instituições educacionais e embaixadas podem oferecer orientações específicas e suporte para estudantes internacionais.

7. Engajamento cultural e social


Participar ativamente na vida universitária e explorar o país são aspectos cruciais de sua jornada educacional nos EAU. Engaje-se com clubes e organizações estudantis, participe de eventos culturais e faça excursões para entender melhor o patrimônio dos EAU.

Essas experiências não só enriquecem seu entendimento cultural, mas também expandir sua rede de contatos internacionais.

E nós da SEDA Intercâmbio ajudamos você a viver essa experiência. Entre em contato com um de nossos consultores e conheça nossos planos de intercâmbio para os Emirados Árabes.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.