A Nova Zelândia é um país formado por um conjunto de ilhas na parte sul do oceano Pacífico, na Oceania, sendo notável por seu isolamento geográfico: está situada a cerca de 2 000 km a sudeste da Austrália, separados através do mar da Tasmânia e os seus vizinhos mais próximos ao norte são a Nova Caledônia, Fiji e Tonga. A capital do país é Wellington e o país possui uma população de aproximadamente 4.9 milhões de habitantes distribuída em uma área de 270.692 km2.
É um país maravilhoso, moderno, desenvolvido e com um ritmo de vida tranquilo e sem tanto estresse. Nos diversos rankings mundiais, a Nova Zelândia se classifica sempre com ótimas posições em quesitos como desenvolvimento humano, qualidade de vida, esperança de vida, alfabetização, educação pública, facilidade de fazer negócios, falta de corrupção, liberdade de imprensa, entre outros.
As duas principais ilhas da Nova Zelândia são a ilha Norte e a ilha Sul e o relevo das ilhas, na maior parte, é composto de montanhas. Na ilha Sul estão os chamados Alpes Neozelandeses, onde se encontram o pico mais alto do país (o monte Cook) e muitas geleiras. O rio mais comprido do país (o Waikato) fica na ilha Norte.
O povo maori já vivia ali havia séculos antes da chegada dos europeus, os maoris chegaram à Nova Zelândia vindos de ilhas da Polinésia, uma região do sudeste do Pacífico, provavelmente por volta do ano 800.
O país é membro da Comunidade Britânica, um grupo de países formado quase todo por ex-colônias do Reino Unido. Com um câmbio mais em conta, é um destino muito procurado pelos brasileiros na hora de realizar um intercâmbio.