A Espanha, além de ser um país lindo, é também rico economicamente, culturalmente e em tradições. Além do mais, ele conta com uma perfeita gastronomia e inúmeros monumentos espalhados pelo país, além de paisagens deslumbrantes. Por essas características, a Espanha é um dos lugares mais visitados do mundo, inclusive para a realização de um intercâmbio.
O país está localizado na Península Ibérica, em específico, no Sudoeste da Europa. Assim, é um país que faz limites com Portugal, a oeste; com o Mar Mediterrâneo, a leste; ao sul, com a França; e com o oceano Atlântico, ao norte. Por isso, este país se encontra no hemisfério norte e em parte no hemisfério ocidental.
O país conta com 17 comunidades autônomas, o que o torna um país descentralizado, mas não uma federação. A maioria das regiões contam com suas próprias tradições e histórias, mas algumas possuem raízes mais recentes e políticas.
O intercâmbio na Espanha vem crescendo no Brasil pelo custo de vida mais baixo comparado com o restante da Europa e também pelo idioma.
Se por um lado a imagem estereotipada de toureiros e dançarinas de flamenco sobrevive e encanta na Andaluzia, a Espanha de hoje mira o futuro com um profundo respeito pelas tradições regionais.
Isso é particularmente verdade na Catalunha e sua pujante capital, Barcelona, sempre na vanguarda das artes, design, moda e com maravilhosos chefs estrelados.
O calor mediterrâneo também contribui para fazer da Espanha uma ótima opção de destino, principalmente se decidir fazer um intercâmbio no verão. A caliente Ibiza é agitadíssima à noite e o lugar preferido de muitos jovens, pela quantidade de bares, baladas e restaurantes que oferece.
A Espanha também é uma ótima opção se você pensa em cursar uma universidade na Europa, já que possui alguns dos melhores cursos em diversas áreas do conhecimento. A energia dos jovens universitários dá um toque especial às cidades, lotando os milhares de pubs, bares e casas noturnas todos os finais de semana.