Os Emirados Árabes Unidos, situados no Golfo Pérsico, ao sudoeste da Ásia, compõe-se de sete emirados com capitais homônimas: Dubai, Abu Dhabi, Ajman, Sharjah, Fujairah, Umm Al-Qaiwain e Ras Al-Khaimah. Apesar da sua capital ser Abu Dhabi, é em Dubai que se concentram os principais holofotes quando se trata dos Emirados. Com arranha-céus modernos e arrojados, inclusive uma das maiores torres do mundo, a Burj Khalifa, Dubai é o atual centro turístico do país e não pára de erguer prédios. São atrações, centros de compra recheados de lojas de grife, hotéis, restaurantes, condomínios de luxo e até ilhas artificiais espalhados por largas avenidas.
Dois exemplos dessa megalomania são o shopping Mall of the Emirates, que concentra aproximadamente 400 lojas, e o Ski Dubai, uma gigantesca e perfeita pista de ski indoor.
O país faz fronteira com a Arábia Saudita e com Omã e a maior parte do território é um deserto plano e arenoso.
Menos de um quarto da população dos Emirados Árabes Unidos é de naturais do país. Com aproximadamente 5 milhões e 200 mil de habitantes, a sua maioria é de trabalhadores vindos de outros países. Em termos de religião, a maioria é muçulmana, e o árabe é a principal língua.
Conforme mencionado acima, a economia gira em torno do petróleo e gás natural. Além disso, sua economia livre, voltada para o ouro, setor imobiliário, transporte aéreo e finanças contribuem para seu avanço. O turismo, claro, também faz parte dos números. O Aeroporto Internacional de Dubai é um dos mais movimentados do Mundo.