Situada ao norte da Alemanha, Berlim, ou a Cidade Cinza, como também é conhecida, já é a terceira cidade mais visitada de toda a União Europeia, e a sétima mais povoada, com quase 4 milhões de habitantes.
O número de habitantes ainda é menor do que o que era antes da Segunda Guerra Mundial. No entanto, Berlim já se recuperou e é uma das cidades mais importantes, tanto da Alemanha como de toda a Europa.
A cidade sempre foi conhecida pela rica diversidade cultural, tendo o centro histórico como protagonista. Foi ali há 800 anos que a cidade começou a crescer e é exatamente onde a nova paisagem cultural está se desenvolvendo.
Também vale dizer que Berlim é um centro continental de transporte e onde estão universidades de relevância mundial, e também onde ocorrem eventos esportivos, shows e festivais internacionais.
A história de Berlim começa no século XIII, quando foi capital do Reino da Prússia e, em seguida, do Império Alemão, chegando ao Terceiro Reich, de 1933 a 1945, durante a Segunda Guerra Mundial. É neste período que se passa uma das principais passagens da história da cidade quando ela foi dividida em duas partes através do famoso muro de Berlim: Oriental e Ocidental. A separação durou desde 1961 a 1989. Sua reunificação aconteceu em 1990, quando a cidade recuperou seu estatuto de capital da República Federal da Alemanha.
Porém, todas essas adversidades transformaram Berlim no que ela é hoje. Cheia de história, cultura, arte, modernidade e habitantes do mundo inteiro, falando línguas diferentes do alemão. A cidade é muito cosmopolita e são muitos os imigrantes e turistas por lá.
Os alemães de Berlim, especialmente, já estão acostumados com toda essa diversidade de culturas e são muito abertos a conversar com você sem preconceitos, tanto em inglês quanto em alemão. Por isso, aproveite o máximo que puder e faça do seu intercâmbio em Berlim uma experiência inesquecível!
Conheça mais sobre a Alemanha em nosso blog.
Visto de turismo
Para cursos inferiores a 90 dias, o visto aplicado será o de turismo.
Visto de estudante
Para períodos acima de 90 dias, o visto aplicado é o de estudante. Há o Schengen Visa, para aqueles que cursarão programas de estudo mais curtos, e o National Visa, para quem quer cursar um programa acadêmico de graduação ou pós-graduação.
Visto de turismo
O visto de turismo não permite que brasileiros trabalhem na Alemanha.
Visto de estudante
Não é possível trabalhar com o visto de estudante para quem faz cursos de línguas. Para quem possui visto de estudante e vai cursar a graduação ou pós-graduação, as possibilidades de trabalho são mais abrangentes.