COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Como funciona o visto na Alemanha?

Pesquisar sobre os tipos de vistos na Alemanha pode gerar algumas dúvidas, já que há diferenças entre os documentos exigidos e a permanência no país. Se você está embarcando para o país em um intercâmbio, deve primeiro definir o período de estadia e o modelo de estudos em terras germânicas.

Se o curso possui duração de até três meses, não é necessário nenhum tipo de permissão especial, já que se enquadra na regra da União Europeia de permanência de 90 dias. Já para quem pretende ficar mais tempo, há diferentes modalidades. 

Cursos de idiomas são menos burocráticos, enquanto as universidades exigem vistos redigidos tanto pelo aluno como pela instituição. Você deve solicitar uma autorização de residência, além de estudo e trabalho. Esta deve ser solicitada no Departamento de Estrangeiros em um prazo de três meses após a entrada no país.

 

Quais os tipos de visto para Alemanha?

Como você pode perceber, é necessário um planejamento prévio para definir qual o melhor visto para a sua situação. Por isso, antes mesmo de ir atrás desse tema, você deve ter em mente qual será o prazo da viagem, os objetivos com o intercâmbio etc.

Podemos dividir as categorias de vistos alemães em duas: para viagens de até 90 dias e para o intercambista que deseja estudar e trabalhar por mais tempo. Como já falamos da primeira situação, vamos direto para a segunda.

O visto de estudante é o mais apropriado para quem deseja realizar um intercâmbio na Alemanha. Junto dele, é possível ainda solicitar uma autorização para trabalhar durante todo o período de estadia – e até mesmo um visto de reunião familiar para o cônjuge. Além desses, há diversos outros. Confira as principais diferenças:

 

  • Visto de Procura de Vaga de Emprego: ideal para profissionais estrangeiros com bacharelado que procuram empregos no país;

  • Visto de trabalho e Cartão Azul: ideal para brasileiros que já possuem especialização avançada em áreas como TI, Medicina e Finanças e Negócios;

  • Autorização de residência universitária: para estudantes e/ou profissionais já matriculados em uma universidade alemã;

  • Autorização de residência para curso intensivo: ideal para os estrangeiros matriculados em cursos preparatórios, como os pathways

  • Autorização de Residência para Intercâmbio Escolar: permissão ideal para intercâmbio, desde que não inclua universidades e cursos superiores alemães.

 

Onde solicitar o visto para a Alemanha?

O site da Embaixada da Alemanha no Brasil oferece uma cartilha para tirar todas as dúvidas referentes ao tipo de viagem que você fará ao país. Para confirmar os principais requisitos de cada modalidade, clique aqui

O visto provisório tem validade de 90 dias (três meses) e deve ser renovado para a modalidade específica assim que você desembarcar no país. Para dar entrada, é necessário se registrar no Departamento dos Cidadãos (Bürgeramt/Bürgerbüro) da cidade onde irá residir, além do Departamento de Imigração (Ausländeramt).

A taxa cobrada para um visto nacional gira em torno de 75 euros, porém é importante lembrar que os vistos para trabalho dependem de aprovação de outros órgãos públicos, além da empresa responsável. Dessa forma, a modalidade leva mais tempo para aprovação que os vistos de estudante, por exemplo.

Os documentos devem ser apresentados tanto no idioma original como traduzidos para o alemão, de maneira protocolada e juramentada. Todo o trâmite burocrático pode – e deve – ser iniciado ainda no Brasil, para evitar surpresas.



Em busca de um curso de idiomas profissionalizante na Alemanha? Converse com um dos representantes Seda e conheça todos os nossos programas de intercâmbio para um dos melhores países do mundo! 

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

15/04/2021

Canadá

CCTB: conheça um dos maiores Colleges de Tecnologia de Vancouver

O intercâmbio é a oportunidade perfeita para estudantes e profissionais desenvolverem habilidades no exterior.

SAIBA MAIS

14/04/2021

Canadá e Vancouver

University Canada West: conheça os programas elegíveis a PGWB da escola

Além de ser um dos destinos preferidos dos jovens estudantes e profissionais, o Canadá se destaca por suas universidades particulares de alto nível.

SAIBA MAIS

01/04/2021

Alemanha

Intercâmbio na Alemanha: como se planejar para levar a família

Está se planejando para realizar um intercâmbio na Alemanha, mas quer levar a família junto? O país oferece oportunidades para estudantes e profissionais que desejam embarcar para cursos e/ou trabalho, desde que atendam a determinados requisitos.

SAIBA MAIS

01/04/2021

Canadá e Vancouver

Intercâmbio em Vancouver: conheça o destino e saiba como se planejar

Quando se fala em um destino como o Canadá, é natural que alguns clichês venham à mente, especialmente sobre o clima gelado. Mas se você está em busca de uma cidade com clima mais ameno para estudar e/ou trabalhar, um intercâmbio em Vancouver pode ser a o

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS