Partiu trabalhar no Canadá? Veja como funciona o Co-Op no país!

Sim, é possível trabalhar no Canadá! Já fizemos um guia completo aqui no blog sobre como estudar e trabalhar no país. E compartilhamos vários motivos e vantagens de realizar um intercâmbio por lá. Então, antes de continuar a leitura recomendamos que você confira também esses posts:

Mas agora vamos tirar mais algumas dúvidas que surgiram sobre Co-Op.

Quais são as regras?

Primeiro de tudo, atenção as regrinhas antes de começar os planos e se sentir frustrado no meio do caminho. Combinado? Se liga!

1) É preciso estar matriculado em uma escola autorizada pelo governo canadense, em um curso vocacional, conhecidos como Career College.

2) Possuir o visto de estudante e a permissão para trabalhar por lá.

3) Ter 18 anos.

4) Possuir nível intermediário no inglês. Como você vai estudar em curso que não é focado em aprender o idioma, você precisa compreender o que será passado. Além de estar preparado para trabalhar no Canadá também. Então, caso você esteja em um nível básico, procure estudar alguns meses apenas o idioma. Por exemplo, começar seu intercâmbio com um intensivo de duas semanas já pode ser suficiente para você, dependendo do seu nível e dedicação.

Afinal, o que são os cursos vocacionais?

Existem dois tipos de cursos nessa modalidade: com Co-Op e sem ele.  Os cursos com o Co-Op são os que exigem um estágio ao final do programa para que o aluno consiga receber o certificado de conclusão. Os estágios podem ou não ser remunerados, com uma carga semanal de 20 horas durante o curso. Quando acabar o componente de estudos, o aluno tem o direito de trabalhar essas 20 horas e mais uma carga horária que equivale ao tempo estudado na primeira parte do curso.

Se o curso vocacional for sem Co-Op, não é obrigado a realizar um estágio para ganhar o certificado. O estudante poderá trabalhar, no máximo, 20 horas semanais durante seu intercâmbio e até 40 horas semanais no período de férias.

Em quais áreas trabalhar

As profissões mais comuns nestes casos são atendimento ao cliente, administração, marketing, garçom, ajudante de cozinha e hotelaria. São trabalhos que pagam um salário mínimo, equivalente a CAD$ 10,96 por hora e geralmente há maiores possibilidades de conseguir um emprego.

Em quais lugares trabalhar no Canadá? Embora as cidades mais procuradas para trabalhar e estudar sejam Toronto e Vancouver, muito requisitadas pelos intercambistas, vale ressaltar outras cidades como Whistler, Montreal e Quebec City.

Arrumando um emprego no Canadá

Primeiramente, é necessário ter um currículo bem elaborado dentro dos padrões canadenses para a vaga que deseja se candidatar. Dizer o porquê merece ser contratado, suas habilidades técnicas, cursos e etc. Por isso, para cada vaga é recomendado um currículo diferente. Vale ressaltar também que é importante ter um perfil no LinkedIn na língua principal da cidade (francês ou inglês).

Para encontrar a vaga, dependendo da sua agência e pacote, eles conseguem ajudar a encontrar o trabalho que mais combina com seu perfil. O candidato também pode entregar os currículos pessoalmente, pedir para falar com o gerente do estabelecimento ou com o responsável pelo departamento de contratações. Usar sites para procurar emprego também é sempre uma ótima opção, e já pode procurar antes mesmo de viajar – indo mais seguro do que irá encontrar por lá.

Networking no exterior

Uma das maiores vantagens é criar contatos profissionais. Para quem pretende morar no país definitivamente é uma ótima maneira de já criar uma rede de amigos que podem te indicar. Até mesmo para quem apenas quer aumentar cartela de possíveis clientes para freelas ou apenas desenvolver relações com pessoas que podem te ajudar a crescer na carreira. Aproveite cada minuto para trocar experiências profissionais e ter referências no mundo todo.

#DicadaSEDA

Escolher a escola não é tarefa fácil! Sempre surgem muitas dúvidas e o receio com a qualidade do lugar, mas vamos ajudá-lo com uma super dica. A Toronto School of Management, é uma escola localizada no centro de Toronto e possui diversos tipos de programas para quem deseja trabalhar no exterior. A escola é conveniada com mais de 35 empresas para garantir as entrevistas de emprego! Um grande diferencial reconhecido por seus estudantes.

Para possibilitar oportunidades em diferente áreas, a escola possui dois programas muito requisitados, totalmente focados em competências práticas que você precisa desenvolver no ambiente de trabalho e tornando sua habilidade no idioma mais eficiente:

Diploma em Hospitality & Tourism Management Co-Op: é um programa para estudantes que querem ter uma carreira em hospitalidade e turismo. Com opções de trabalho nas áreas de hotelaria, restaurantes, aeroporto etc.

E também o Diploma em Business Administration Co-Op: para estudantes que querem carreira de sucesso na gestão de negócios, nas áreas de marketing, finanças, recursos humanos e gestão.

São 24 semanas de curso + 24 semanas de Co-Op (estágio) + 18 semanas de férias (entre módulos).

Partiu trabalhar no Canadá? Ficou alguma dúvida? Deixa aqui nos comentários que vamos te ajudar a alcançar esse objetivo!