COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

A publicação de hoje da série “Quem faz a SEDA Intercâmbios” nos leva para o Canadá, onde a consultora Sarah Facirolli de Azevedo, do escritório de Sorocaba (SP), teve a experiência de cursar o High School. Confira! Mesmo já com o sonho de viver fora do Brasil, a mudança para o Canadá veio de surpresa. Seu pai conseguiu uma bolsa de estudos para cursar uma disciplina de pós-graduação na University of Calgary, e, assim, no final de 2014, quando Sarah tinha 16 anos, ela e sua família partiram rumo ao Canadá. [caption id="attachment_8201" align="aligncenter" width="770"] A família no Canadá. Foto: Arquivo Pessoal[/caption]   Calgary é a maior cidade da província canadense de Alberta, e em 2017 foi classificada pelo The Economist a quinta melhor cidade para se viver no mundo. O município se tornou o lar de Sarah por um ano, tempo que permaneceu no país. “Assim que eu soube que mudaríamos para Calgary eu comecei a pesquisar tudo sobre a cidade, costumes, clima e como era a High School. Isso ajudou muito quando eu cheguei no destino”, relembra. - LEIA TAMBÉM: Quem faz a SEDA Intercâmbios? Conheça a história da consultora Patricia Razuk -

A experiência do High School no Canadá

Para que Sarah pudesse iniciar seus estudos no High School (Ensino Médio), ela precisou passar por testes de nivelamento para descobrir qual o seu nível de inglês. Como resultado, ela primeiro entrou em uma turma especial com alunos de outros países chamada ESL - English as Second Language (Inglês como Segunda Língua), até alcançar o nível do idioma necessário para ter aula com os canadenses. Diferente do Brasil, no Canadá o aluno tem a possibilidade de escolher a sua grade curricular, mas para que seu currículo escolar fosse aceito no Brasil ela também precisou fazer matérias obrigatórias como Matemática, Inglês, Estudos Sociais, Ciências e Educação Física. “Na escola tinham várias matérias diferentes, como marcenaria até aula de gastronomia, e isso era o que eu achava um máximo”, conta. Como o Canadá incentiva pessoas de outras nacionalidades a imigrarem ou fazerem intercâmbio no país, isso favorece o enriquecimento cultural dos estudantes. “Nas aulas eu convivia com alunos de várias nacionalidades, como Ucranianos, Romenos, Colombianos, Filipinos e, claro, Canadenses”, ressalta. - LEIA TAMBÉM: Quem faz a SEDA Intercâmbios? Conheça a história da consultora Camila Dutra -

Desafios e aprendizados

Sarah em um parque no Canadá, onde cursava o High School Para Sarah, a maior dificuldade foi a adaptação ao clima gelado do Canadá e a falta do sol, já que no verão a temperatura chegava a 25°C, porém, no inverno, a mínima era de -20°C. O maior aprendizado foi exatamente aprender a se adaptar em qualquer lugar e saber respeitar as diferenças alheias. “Temos que ter em mente que cada indivíduo tem suas histórias, suas culturas e temos que saber respeitar isso”, destaca. - LEIA TAMBÉM: Quem faz a SEDA Intercâmbios? Conheça a história do consultor Danilo Veloso -

Experiência valiosa

Para Sarah, a experiência do intercâmbio valeu muito pena, pois além de aprender inglês ela teve a oportunidade de viver como uma canadense e viajar pelo país e também pelos Estados Unidos. [caption id="attachment_8204" align="aligncenter" width="469"] Sarah nos Estados Unidos. Foto: Arquivo Pessoal[/caption]   Hoje consultora de intercâmbio, Sarah também dá dicas para quem sonha morar fora. “É muito importante pesquisar bem sobre o país antes de embarcar para alinhar as expectativas com a realidade. Mas se você quer muito fazer intercâmbio não desista e não pare de sonhar”, finaliza. Quem quiser entrar em contato com a Sarah pode enviar um e-mail para sarah@sedaintercambios.com.br. Visite a SEDA Intercâmbios Sorocaba (SP) Rua Rui Coelho de Oliveira Filho, 151 – Campolim Tel.: +55 (15) 3442-3007 sorocaba@sedaintercambios.com.br -- O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

09/09/2021

Curiosidades, Dicas de Intercâmbio, Dublin e Irlanda

10 curiosidades sobre Dublin que você precisa saber

10 curiosidades sobre Dublin, na Irlanda, para você conhecer um pouco mais desse país que vem conquistando estudantes de todo o mundo!

SAIBA MAIS

09/09/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

Estágio remunerado no Canadá? Descubra como pode ser fácil!

Muitos intercambistas querem fazer estágio remunerado no Canadá, mas não sabem por onde começar. E hoje nós vamos mostrar aqui pra vocês como pode ser fácil tirar esse objetivo do papel, porque trabalhar no exterior …

SAIBA MAIS

20/08/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

5 coisas para ver e fazer no Canadá durante o seu intercâmbio

Raramente um país tem tanta variedade e beleza natural como o Canadá, por isso decidimos separar top 5 coisas para você ver e fazer no seu intercâmbio nesse país espetacular!!

SAIBA MAIS

20/08/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

Canadá é o destino preferido dos brasileiros para fazer intercâmbio, entenda o por quê

O Canadá continua sendo o destino preferido dos brasileiros para fazer intercâmbio segundo pesquisas e nesse post você entenderá o motivo. Vem conferir!

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS