COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

A consultora Alana Cambruzzi, do escritório de Sorocaba (SP), compartilhou com a gente a história do seu intercâmbio na Irlanda. Confira! Formada em Administração, a decisão do intercâmbio veio da busca pela fluência no inglês e pela vontade de viajar e conhecer outros países. Alana trabalhava há sete anos com exportação e, mesmo utilizando o inglês no trabalho, sentia que não tinha a fluência desejada. “A Irlanda tinha a localização perfeita e permitia trabalhar e estudar legalmente, o que era primordial para que eu pudesse alcançar meus objetivos”, relembra. Assim, em 2008, ela embarcou para Dublin, capital irlandesa.

Principais dificuldades

Apesar de ser natural de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, ela sentiu dificuldades em lidar com o frio e clima da Irlanda. “Achei que estava mais preparada, então principalmente nos trabalhos eu sofria com isso”, conta. “Dublin era uma relação de amor e ódio, o clima me irritava e eu reclamava muito, não posso mentir. Porém, aprendi a lidar com ele”, complementa. [caption id="attachment_8698" align="aligncenter" width="719"] Em Dublin. Foto: Arquivo Pessoal[/caption]   Além disso, lidar com a saudade e as despedidas era algo difícil. “É preciso entender que em cada escolha há uma renúncia, e sair da zona de conforto é difícil, mas é libertador”, conta. - LEIA TAMBÉM: Tudo sobre o intercâmbio na Irlanda -

Pontos positivos e conquistas

Alana conta que no intercâmbio tudo é muito intenso, e afirma que o inglês é a cereja do bolo, já que você aprende tantas outras coisas. Aprende, inclusive, como lidar com pessoas, respeitar outras culturas, a lidar com a saudade e despedidas, além de entender mais sobre si. “Foram muitas conquistas, tanto de poder me comunicar com outras nacionalidades, conquistar diferentes empregos e ter conhecido muitos lugares e pessoas. Conviver com tudo isso é de grande valia para a vida”, afirma. [caption id="attachment_8699" align="aligncenter" width="720"] Cliffs of Moher, Irlanda. Foto: Arquivo Pessoal[/caption]   A intercambista também amava os cafés e pubs da Irlanda, pois acredita que não há lugar no mundo com esse ambiente contagiante. “Os irlandeses são muito receptivos e festeiros, e tenho muito respeito por eles e sua cultura”, ressalta. - LEIA TAMBÉM: Quem faz a SEDA Intercâmbios? A história de Valéria Moreira na Europa -

Carreira profissional na Irlanda

Alana aproveitou a possibilidade de trabalhar durante o intercâmbio e correu atrás de emprego. Trabalhou como cleaner, entregando jornal na rua, em pub, fazendo sanduíche e em loja. Mas, ela foi além, e fez estágio em uma empresa de consultoria de exportação, mesmo sem remuneração, o que é comum na Europa. Após ter ido para a Itália para o processo de cidadania, Alana se tornou uma cidadã europeia, o que lhe abriu ainda mais portas. Ela juntou sua experiência administrativa com a fluência que tinha no espanhol, português e inglês e conseguiu uma oportunidade em uma multinacional. [caption id="attachment_8700" align="aligncenter" width="720"] Irlanda. Foto: Arquivo Pessoal[/caption]   “Nessa empresa trabalhei com pessoas do mundo todo, os brasileiros sempre se ajudavam muito, mas o trabalho por vezes era estressante, mas foi uma experiência sensacional”, conta.

Viagens e mais viagens!

A temporada na Irlanda durou até 2013, o que possibilitou viagens para 20 países e muitas cidades, inclusive, ela até repetiu algumas, como Londres que foi sete vezes.  Além de estudar, as viagens eram o foco e motivo de economias. “Sempre dizia que 20 euros de um casaco valia uma passagem”, relembra. Alana conheceu seu marido na Irlanda. Ela, gaúcha, e ele de Santa Catarina, se encontram em Dublin. Os dois noivaram na Turquia e casaram na Tailândia. [caption id="attachment_8696" align="aligncenter" width="800"] Thay Phi Phi na Tailândia. Foto: Arquivo Pessoal[/caption]   “É difícil escolher um destino preferido, pois cada um remete a experiências diferentes, mas posso dizer que a Tailândia está entre um das preferidas, tanto por ser paradisíaca, quanto por ter casado lá”, afirma. Os outros destinos que ela destaca são Siem Reap, no Camboja, por ser um lugar bem surreal; Santorini, na Grécia, pelo pôr do sol lindo, e a Turquia, onde voou de parapente em Oludeniz, uma das praias paradisíacas do país. A paixão por viagens é tão grande que ela criou um Instagram dedicado ao assunto: @desbravandocontinentes

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Alana Cambruzzi (@desbravandocontinentes) on Oct 10, 2018 at 4:01am PDT

Dicas para futuros intercambistas

Veja as dicas e recomendações da consultora para quem vai estudar na Irlanda:

  • Hoje, existem muitas informações disponíveis sobre intercâmbio, mas fique atento à veracidades delas;
  • O planejamento é primordial;
  • Aproveite cada minuto na Irlanda, pois tudo é muito intenso;
  • Vá de cabeça e coração aberto, sem criar expectativas, pois tudo é aprendizado. Tenho certeza que será transformador.

Quem quiser entrar em contato com a Alana pode enviar um e-mail para alana@sedaintercambios.com.br.

VISITE A SEDA INTERCÂMBIOS SOROCABA Rua Rui Coelho de Oliveira Filho, 151 – Campolim - Sorocaba (SP) Tel: +55 (15) 3442-3007 E-mail: sorocaba@sedaintercambios.com.br -- O Grupo SEDA conta com a SEDA IntercâmbiosSEDA CollegeSEDA MBASEDA Hub, SEDA Live e  SEDA College Online, clique e conheça!

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

09/09/2021

Curiosidades, Dicas de Intercâmbio, Dublin e Irlanda

10 curiosidades sobre Dublin que você precisa saber

10 curiosidades sobre Dublin, na Irlanda, para você conhecer um pouco mais desse país que vem conquistando estudantes de todo o mundo!

SAIBA MAIS

09/09/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

Estágio remunerado no Canadá? Descubra como pode ser fácil!

Muitos intercambistas querem fazer estágio remunerado no Canadá, mas não sabem por onde começar. E hoje nós vamos mostrar aqui pra vocês como pode ser fácil tirar esse objetivo do papel, porque trabalhar no exterior …

SAIBA MAIS

20/08/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

5 coisas para ver e fazer no Canadá durante o seu intercâmbio

Raramente um país tem tanta variedade e beleza natural como o Canadá, por isso decidimos separar top 5 coisas para você ver e fazer no seu intercâmbio nesse país espetacular!!

SAIBA MAIS

20/08/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

Canadá é o destino preferido dos brasileiros para fazer intercâmbio, entenda o por quê

O Canadá continua sendo o destino preferido dos brasileiros para fazer intercâmbio segundo pesquisas e nesse post você entenderá o motivo. Vem conferir!

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS