COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Para que a viagem dos sonhos ocorra sem transtornos ou surpresas é fundamental elaborar um planejamento financeiro considerando, inclusive, as situações não previstas.

O intercâmbio é umas das vivências mais incríveis e enriquecedoras, por isso, as etapas de preparação e planejamento financeiro devem ser levadas a sério, incluindo ao máximo, os detalhes e variáveis.

Independentemente do país escolhido, para custear as despesas no exterior, a conversão do real em moeda estrangeira será obrigatória. É importante ter conhecimento sobre o mercado de câmbio e melhores ofertas.

Neste post você vai saber sobre a importância de um bom planejamento financeiro na viagem de intercâmbio e ver dicas de como organizar as finanças para não ter problemas antes e durante a sua estadia!

Por que o planejamento financeiro é tão importante para o sucesso do intercâmbio?

Quem sonha em fazer uma viagem para fora do país deve ter em mente que a temporada de estudo no exterior será bem diferente da zona de conforto da pátria materna. Diversos fatores devem ser levados em conta e um deles é o financeiro.

Estamos falando de um lugar neutro, de aprendizado, onde as pessoas, cultura, idioma, gastronomia e comportamento serão diferentes daqueles aos quais você está acostumado.

Imagine passar qualquer dificuldade e não ter a quem recorrer de forma imediata. Por isso, o planejamento financeiro deve ser completo, abrangendo as situações mais diversas para evitar contratempos do outro lado do mundo.

Dependendo do seu tempo de intercâmbio, caso você não tenha viajado com o valor total para custear a estadia, é possível que haja mudanças na cotação da moeda, o que pode causar um desembolso maior do que o planejado.

Como organizar as finanças e garantir um intercâmbio perfeito?

O ideal é viajar com tudo planejado e deixar as surpresas para as descobertas pessoais e sociais de um universo novo, repleto de novidades. É tudo tão encantador, que você terá a certeza de valer cada centavo.

É possível construir um planejamento financeiro sólido, mas, para isso, sugerimos que considere as dicas e orientações a seguir, dentro de cada estágio de preparação para o seu intercâmbio.

Conhecer seu orçamento

Quanto dinheiro você está disposto a investir no seu intercâmbio? A partir da disponibilidade de recursos é que você conseguirá definir o destino, o período de intercâmbio e as diversas particularidades que envolvem uma viagem desse porte.

Para definir entre Europa e América será preciso analisar a cotação e projeção de moedas como euro e dólar, para servir de base no seu orçamento. Entretanto, considere todas as possibilidades, pois embora a moeda europeia seja mais cara, os custos em si, podem compensar mais do que na América.

Listar as principais despesas

Para que o planejamento financeiro faça sentido, avalie mais de um destino e elenque as despesas correspondentes. Dessa forma você vai saber o custo de um intercâmbio tanto na Europa, quanto na América e poderá definir com maior segurança qual a melhor opção que cabe no bolso.

Entre as principais despesas estão:

  • emissão de passaporte;

  • vistos;

  • passagens aéreas;

  • seguro-viagem;

  • vestuário;

  • curso;

  • hospedagem;

  • alimentação;

  • transporte e locomoção;

  • lazer e entretenimento.

Verificar as taxas de câmbio e moeda local

Saiba quais são as opções de pagamento no destino para evitar pagar taxas altas de câmbio em transações internacionais. Se possível, para despesas menores utilize dinheiro em espécie.

É importante levar uma quantidade da moeda local para custeio das despesas básicas como transporte, lanches, refeições, roupas, sapatos, afinal, o intercâmbio é diferente de uma viagem de férias, começando pelo tempo de duração da estadia.

Contar com uma assessoria especializada

Por mais que você elabore uma planilha com toda a preparação e o planejamento financeiro, muitas dúvidas podem surgir no caminho e criar uma insegurança natural. Para evitar que isso aconteça, conte com uma assessoria especializada.

A agência de intercâmbio vai prestar todo o suporte que você precisa em cada etapa do seu planejamento. Com a ajuda de profissionais capacitados, que conhecem as características de cada destino, será mais fácil organizar as finanças.

A SEDA Intercâmbios é o parceiro que você precisa para garantir que tudo saia conforme o planejado e que nada tire o brilhantismo desse momento ímpar da sua vida.

Nossos especialistas são preparados para prestar o auxílio em toda a questão financeira, orientando sobre o orçamento, as despesas e, sobretudo, os riscos que envolvem dinheiro — pode apostar que seu planejamento financeiro será tão incrível quanto o seu sonho de intercâmbio.

Gostou do post? Que tal aproveitar a visita no blog e assinar a nossa newsletter para receber direto na sua caixa de entrada todos os conteúdos e novidades sobre os programas de intercâmbio e planejamento de viagem!

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

16/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Impulsione sua carreira com cursos profissionalizantes no exterior

Os cursos profissionalizantes ofertados no exterior podem ser uma excelente opção de estudos para colocar no currículo e começar a carreira com o pé direito!

SAIBA MAIS

26/10/2020

Canadá

Conheça o PGWP e prolongue sua permanência em terras canadenses

O PGWP é uma das melhores alternativas para quem deseja permanecer mais tempo no Canadá depois da conclusão dos estudos e desfrutar das maravilhas de um país justo e encantador.

SAIBA MAIS

14/10/2020

Austrália

Intercâmbio na Austrália: conheça tudo sobre Brisbane

Já imaginou poder estudar no exterior em uma cidade com dias ensolarados durante o ano todo, um clima ameno e um ritmo mais tranquilo que o das grandes metrópoles? Então o seu intercâmbio na Austrália pode ser realizado em Brisbane, uma das cidades mais a

SAIBA MAIS

09/10/2020

Dubai

Intercâmbio em Dubai: como trabalhar em uma das maiores economias do mundo

Se você está procurando o destino ideal para realizar um intercâmbio repleto de boas experiências, Dubai pode ser uma excelente alternativa frente aos países tradicionais.

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS