COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Com uma forte influência multicultural, Berlim é um dos maiores berços de imigrantes da Europa, graças a sua hospitalidade. Além de oferecer benefícios para estrangeiros que desejam estudar e trabalhar na Alemanha, a capital alemã se destaca ainda por sua excelente qualidade de vida.

Nós já falamos aqui no blog da Seda como Berlim é uma cidade perfeita para estudar e/ou trabalhar. Você pode tirar todas as suas dúvidas nos links a seguir: o pathway preparatório para conquistar uma vaga nas universidades alemãs; o intercâmbio em família; e os tipos de vistos alemães.

São tantas qualidades que, não à toa, Berlim é considerada um dos destinos preferidos de intercambistas e profissionais que desejam se desenvolver no exterior. Portanto, se você deseja viver na Alemanha, nada melhor do que conhecer os motivos que fazem da capital a cidade perfeita para se morar. Confira a seguir!

 

Quais são as principais características de Berlim?

Com cerca de 3,5 milhões de habitantes, Berlim é a maior cidade da Alemanha e uma das capitais mais influentes do mundo. Viver na cidade é participar ativamente de uma revolução que começou lá atrás, e hoje influencia diversas nações mundo afora. Conheça as principais características:

Economia

Após a queda do Muro de Berlim em 1990 e a iminente reunificação, a cidade voltou a ser capital do país e hoje é sede de grandes indústrias de TI, engenharia e biotecnologia. Muitas startups abriram filiais na capital ao longo dos últimos anos – do Brasil, um grande exemplo é o da fintech Nubank. 

Berlim está localizada em uma região estratégica bem ao centro do país, o que facilita as negociações e logísticas com os vizinhos europeus. Os setores mais produtivos ficam por conta das comunicações, transportes e tecnologia de ponta. 

 

Educação

A Alemanha é considerada um dos países que mais valorizam o investimento em educação no mundo! E por isso Berlim desponta como um dos destinos preferidos de intercambistas. O governo oferece incentivos não só para os alemães, mas também para estrangeiros que desejam estudar no país.

Para conquistar uma vaga em uma universidade pública alemã, você deve ser fluente no alemão. Mas o inglês também é permitido para cursos superiores, o que garante um ensino de qualidade mesmo para quem deseja viver temporariamente no país. 

 

Mobilidade urbana

Passear de bicicleta pela cidade também é bastante agradável, afinal as ruas de Berlim são amplas, planas e bem pavimentadas. É permitida ainda a locomoção de bicicletas pelos metrôs municipais e interestaduais, facilitando uma mobilidade urbana segura e de qualidade.

A região do Portão de Brandemburgo, do Memorial do Holocausto e do Parque Tiergarten – o “Central Park deles” – concentra grande parte dos edifícios governamentais, que podem ser visitados a pé, de bike ou mesmo de metrô. 

 

Lazer

Uma das principais vantagens de se viver em Berlim é em relação às opções de lazer. Grande parte dos atrativos turísticos da cidade são gratuitos, afinal são inúmeros parques, museus a céu aberto e edifícios históricos espalhados pela capital. 

Outro ponto forte em Berlim é a vida noturna; a capital é conhecida por ser o berço da vertente techno na música eletrônica, com suas festas em antigos bunkers, porões e fábricas abandonadas. Para passeios mais em família, as feirinhas de Natal são atrativos imperdíveis durante o inverno berlinense. 

 

Qual o custo de vida para viver em Berlim?

Está convencido de que Berlim é o destino para o seu intercâmbio ou mesmo para viver em definitivo? Então chegou a hora de pegar um papel e uma caneta e calcular os principais gastos que você terá ao viver na capital alemã!

Para que você tenha uma ideia geral dos gastos com moradia, mercado, transporte e lazer, separamos uma lista com os principais itens. Todos os valores apresentados serão categorizados em euro, a moeda oficial da Alemanha. Confira a média de valores mensais:

 

Moradia

Alugar apartamento (1 quarto) no centro: 896.25

Alugar apartamento (1 quarto) fora do centro: 654.10

Alugar apartamento (3 quartos) no centro: 1,755.58

Alugar apartamento (3 quartos) fora do centro: 1,236.17 

 

Comprar apartamento no centro (preço por metro quadrado): 6,201.23

Comprar apartamento fora do centro: 3,880.37

 

Contas de luz, gás, água e serviço de lixo: 221.89

Plano de celular: 0.10

Internet de 60 mbps: 33.02

Mercado

Litro de leite: 0.96

Pão (500 g): 1.25

Dúzia de ovos: 2.31

Arroz (1 kg): 1.82

Tomate (1 kg): 2.60

Banana (1 kg): 1.50

Água (1.5 litros): 0.41

Garrafa de vinho: 6.00

Transporte

Ticket avulso do metrô: 2.90

Passe mensal: 82.00

Tarifa de táxi: 3.90

Gasolina (1 litro): 1.32

Escola infantil

Pré-escola ou jardim de infância integral: 130.94

Um ano de ensino fundamental: 7,333.70

 

Lazer

Jantar para duas pessoas: 50.00

Combo em fast food: 8.00

Cerveja (500 ml): 3.50

Cappuccino: 2.88

Academia: 30.49

Uma hora de aula de tênis: 19.74

Cinema: 11.00

 

Em busca de um intercâmbio em Berlim? Conte com a Seda!

Como você pode perceber, Berlim é uma cidade cosmopolita e recheada de atrações para todos os gostos. Com uma economia sólida e as melhores universidades do mundo, ela desponta como um destino de excelência para quem deseja morar no exterior. 

 

Está convencido de que a capital alemã é o destino ideal para você estudar, trabalhar e viver? Então confira a lista de cursos de intercâmbio em Berlim que a Seda preparou para você! Conte com a ajuda de um dos nossos especialistas e comece hoje mesmo a planejar a sua viagem dos sonhos.

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

15/04/2021

Canadá

CCTB: conheça um dos maiores Colleges de Tecnologia de Vancouver

O intercâmbio é a oportunidade perfeita para estudantes e profissionais desenvolverem habilidades no exterior.

SAIBA MAIS

14/04/2021

Canadá e Vancouver

University Canada West: conheça os programas elegíveis a PGWB da escola

Além de ser um dos destinos preferidos dos jovens estudantes e profissionais, o Canadá se destaca por suas universidades particulares de alto nível.

SAIBA MAIS

01/04/2021

Alemanha

Intercâmbio na Alemanha: como se planejar para levar a família

Está se planejando para realizar um intercâmbio na Alemanha, mas quer levar a família junto? O país oferece oportunidades para estudantes e profissionais que desejam embarcar para cursos e/ou trabalho, desde que atendam a determinados requisitos.

SAIBA MAIS

01/04/2021

Canadá e Vancouver

Intercâmbio em Vancouver: conheça o destino e saiba como se planejar

Quando se fala em um destino como o Canadá, é natural que alguns clichês venham à mente, especialmente sobre o clima gelado. Mas se você está em busca de uma cidade com clima mais ameno para estudar e/ou trabalhar, um intercâmbio em Vancouver pode ser a o

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS