COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Você provavelmente já decidiu que quer viajar o mundo, mas então vem a pergunta: qual o modelo ideal para atender seus objetivos? Tanto em um mochilão quanto em um intercâmbio, é possível aprender muito de um idioma, viajar, e conhecer pessoas novas. Mas, outros objetivos devem ser considerados antes de você decidir em qual deles quer investir seu tempo e dinheiro primeiro. Vamos fazer algumas comparações e ajudar você a enxergar seus reais objetivos.

Nível de aprendizado do idioma

Se o seu maior objetivo for desenvolver de maneira mais profunda e completa um idioma, provavelmente o melhor a ser feito é o intercâmbio. No mochilão você treina bastante, mas é muito mais de improvisos do que de fato compreendendo a estrutura da linguagem. Em uma escola, você tem aulas teóricas e práticas também, e é forçado a de fato executar tudo corretamente. No mochilão pode acabar conversando muito com a sua companhia de viagem e utilizando recursos facilitadores, como Google Tradutor. A vantagem do mochilão é que você pode praticar um pouco de idiomas diferentes, já que acaba passando por vários lugares. A decisão aqui é: tornar-se fluente em um idioma, ou aprender um pouco de cada em diferentes locais.

Imersão cultural

Outra questão importante é, qual o nível de contato você quer ter com a cultura local? Em um mochilão, o período de tempo em cada lugar costuma ser curto e com foco nos principais pontos turísticos. Então, se seu objetivo é conhecer bem os costumes da região e não só o lado turístico, você precisará passar mais tempo. O intercâmbio pode ser uma opção mais certa para isso. Ou fazer um mochilão com grandes períodos em cada território que passar.

Turismo

No entanto, se seu foco o máximo de turismo possível, o mais ideal é o mochilão. Já que o intercâmbio ocupa algumas horas diárias da sua rotina, você precisará ir e voltar no mesmo dia. Ou ficar mais restrito aos finais de semana e férias. Já no mochilão você tem total liberdade de planejar os dias que deseja ficar em cada lugar, e por onde vai passar. Então, se seu objetivo principal é conhecer os cartões postais de muitas cidades, talvez esse seja o modelo ideal para você.

Mochilão e Intercâmbio juntos?

Ainda não conseguiu decidir? Os dois modelos chamam sua atenção? Sendo assim, você pode juntar os dois em um. Que tal? Se for fazer intercâmbio em um período de seis meses ou mais, muito provavelmente você terá seus períodos de férias incluso. E, dependendo do seu pacote e agência, poderá fragmentar suas férias. Assim, você consegue dedicar-se aos estudos, fazer uma imersão cultural local e viajar bastante nas suas férias e folgas. Escolha um destino que irá oferecer fácil acesso à outros países que queira viajar, e comece a planejar. Um exemplo é a Irlanda, uma ótima opção para realizar um intercâmbio, rico em cultura e partindo do país você consegue conhecer grande parte da Europa por valores acessíveis e em curtos períodos. E aí, qual sua decisão final: Mochilão, Intercâmbio ou os dois?

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

08/02/2021

Canadá

Viver em Montreal: qual o custo de vida na cidade canadense?

Se você está em busca de uma cidade que é líder em qualidade de vida, saúde e educação, essa cidade provavelmente figurará entre as primeiras da lista. Mas afinal, qual o custo de vida para viver em Montreal?  Descubra;

SAIBA MAIS

01/12/2020

Dicas de Intercâmbio

Intercâmbio: 5 vantagens para você realizar o seu

Viajar para fora do país, seja para estudar ou trabalhar, pode ser uma das experiências mais enriquecedoras que você terá na sua vida. Por isso, o intercâmbio é, antes de mais nada, um investimento em você mesmo!

SAIBA MAIS

16/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Impulsione sua carreira com cursos profissionalizantes no exterior

Os cursos profissionalizantes ofertados no exterior podem ser uma excelente opção de estudos para colocar no currículo e começar a carreira com o pé direito!

SAIBA MAIS

10/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Conheça os melhores destinos para programas de curta duração

Está a fim de realizar um intercâmbio mas não encontra tempo suficiente na agenda? Não se preocupe! Porque hoje em dia já é possível realizar cursos de curta duração no exterior, com opções a partir de 2 semanas!!

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS