COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Quando o assunto é estudar no exterior, o intercâmbio no Canadá ainda é um dos que mais chamam a atenção dos jovens mundo afora. 

Isso porque o segundo maior país do mundo oferece uma estrutura invejável para quem deseja se especializar e viver em uma nação de primeiro mundo, com excelentes índices de saúde, segurança e educação.

E quando falamos estudo, o Canadá também não fica para trás. Diferente de muitos países tradicionais, o ensino no país norte-americano oferece opções mais maleáveis para quem procura um curso superior que alinhe prática e técnica, e ainda permita conciliar a vida acadêmica com a profissional.

E é nesse aspecto que entram os colleges, escolas de cursos técnicos voltados para o mercado de trabalho. Esse tipo de formação incentiva o aluno a aprender na prática, por meio de atividades técnicas que fortalecem as habilidades profissionais.

Está interessado em estudar no exterior e o Canadá é a sua primeira opção para realizar esse sonho? Então confira o texto a seguir e confira todos os benefícios do college privado para a sua formação. 

O que é College?

Antes de entrarmos nas vantagens do college privado, propriamente dito, é importante frisar que existem dois tipos de colleges no Canadá: privado e público. 

Os colleges são vistos como instituições de ensino superior voltadas para o mercado de trabalho, com aprendizados mais curtos e específicos. Há neles opções de cursos rápidos, bacharelados e outras especializações. 

Os cursos do college privado são oferecidos com duração de 1 a 3 anos, e possuem uma grade curricular mais prática e flexível. Eles geralmente são ofertados em escolas de idiomas, facilitando a vida do intercambista que busca mesclar os estudos com o trabalho. 

Já o college público, apesar do nome, não representa uma instituição gratuita. No Canadá, esse tipo de college é inclusive mais caro que a opção privada. Isso porque são financiados pelos governos estaduais, o que representa uma maior estrutura, além de muito mais competitividade para conquistar uma vaga. 

Com exigências maiores para entrar, o college público exige do aluno uma dedicação quase que integral ao curso – o que acaba não sendo uma boa opção para intercambistas, já que a intenção do intercâmbio muitas vezes vai além dos estudos. 

Quais os benefícios do College Privado?

Podemos começar a falar sobre os benefícios do college privado resumindo em dois tópicos que já saltam aos olhos: preço e exigência de inglês intermediário. 

Ou seja, é possível cursar em uma boa escola particular no Canadá sem a necessidade de um certificado de inglês avançado. O valor gasto também será menor, e nós explicamos mais detalhadamente a seguir. Confira só!

1. Nível de inglês exigido é mais acessível

Quem busca um bom intercâmbio no exterior já sabe quais são as principais motivações, e aprimorar o inglês é uma das principais. 

Logo, é importante escolher cursos mais maleáveis que não exijam um inglês tão avançado. No caso do college privado, não é necessário ao aluno que o mesmo possua certificados de inglês avançado ou fluente.

Por isso, a modalidade se torna uma excelente opção para quem deseja aprimorar os conhecimentos na língua sem abrir mão de arranjar um bom trabalho temporário ou mesmo conhecer a cidade onde ficará hospedado. 

2. É mais barato que o college público

Economizar é importante em um intercâmbio, e por isso o college privado leva vantagem em relação aos custos. 

Os cursos ofertados nessa modalidade de ensino são bem mais baratos que as universidades tradicionais canadenses. Você pode encontrar opções a partir de CAD$6000 (dólares canadenses).

Para o residente canadense nem sempre há diferença sobre os valores, portanto o college privado acaba se tornando uma opção melhor para os estudantes internacionais. 

Dessa forma, será mais fácil até mesmo para socializar com estudantes de outras regiões mundo afora, já que as escolas reúnem diversos intercambistas.

3. Flexibilidade para estudar e trabalhar

Uma das maiores vantagens do ensino híbrido – isso é, com flexibilidade de horários e formas de assistir às aulas – é que o aluno terá mais tempo para praticar todo o conhecimento aprendido na escola em trabalhos temporários e outras experiências profissionais.

Os cursos técnico-vocacionais disponibilizados por meio dos colleges privados possibilitam ao aluno trabalhar legalmente durante os estudos, por até 20 horas semanais. Dessa forma, o intercâmbio se tornará muito mais rico em aprendizado, porque você estará aprendendo a teoria e a prática juntas. 

Porém, é importante lembrar que o college privado não oferece o Post Graduation Work Permit –  PGWP, permissão para o trabalho após o estudos. Portanto, se a sua intenção é imigrar para o Canadá após o intercâmbio e trabalhar de maneira fixa, é necessário passar por outros processos para conquistar o visto.

4. Abertura de novas turmas todo mês

Outro ponto importante para se levar em conta ao planejar um intercâmbio é a data da viagem, afinal muitos cursos seguem uma agenda estudantil fixa do país escolhido. 

No caso dos colleges privados do Canadá, você não precisa se preocupar com um período específico para começar o curso pretendido, afinal as turmas são reabertas mês a mês.

Com um calendário mais flexível, os cursos técnico-vocacionais permitem ao estudante se planejar sem abrir mão de suas necessidades. Os horários das aulas também são menores que as universidades convencionais, o que facilita para quem deseja não apenas estudar fora, mas conhecer a cultura, trabalhar etc.

Como você pode perceber, um intercâmbio no Canadá pode ser mais enriquecedor do que se imagina. Além de o aluno contar com uma estrutura impecável em todas as áreas do país, pode se permitir ainda a desbravar uma cultura fantástica e trabalhar enquanto estuda.

Se você ficou interessado pelo college privado e quer conhecer mais sobre como é estudar e trabalhar no Canadá, a Seda Intercâmbios pode te ajudar. Entre em contato com um de nossos atendentes e saiba tudo sobre a modalidade. Esperamos por você!

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

08/02/2021

Canadá

Viver em Montreal: qual o custo de vida na cidade canadense?

Se você está em busca de uma cidade que é líder em qualidade de vida, saúde e educação, essa cidade provavelmente figurará entre as primeiras da lista. Mas afinal, qual o custo de vida para viver em Montreal?  Descubra;

SAIBA MAIS

01/12/2020

Dicas de Intercâmbio

Intercâmbio: 5 vantagens para você realizar o seu

Viajar para fora do país, seja para estudar ou trabalhar, pode ser uma das experiências mais enriquecedoras que você terá na sua vida. Por isso, o intercâmbio é, antes de mais nada, um investimento em você mesmo!

SAIBA MAIS

16/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Impulsione sua carreira com cursos profissionalizantes no exterior

Os cursos profissionalizantes ofertados no exterior podem ser uma excelente opção de estudos para colocar no currículo e começar a carreira com o pé direito!

SAIBA MAIS

10/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Conheça os melhores destinos para programas de curta duração

Está a fim de realizar um intercâmbio mas não encontra tempo suficiente na agenda? Não se preocupe! Porque hoje em dia já é possível realizar cursos de curta duração no exterior, com opções a partir de 2 semanas!!

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS