COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

A oportunidade de estudar fora do país desperta o interesse de muitos brasileiros. Além de adquirir conhecimentos com a língua estrangeira, um intercâmbio exterior proporciona diversos aprendizados sobre culturas, hábitos e estilos sobre os destinos

Mas, convenhamos, você já sabe que o intercâmbio traz inúmeras vantagens, não é mesmo? Porém, é sempre bom reforçar todas as qualidades que um tempo no exterior pode trazer para a formação dos alunos. 

Portanto, se você ainda tem dúvidas sobre embarcar ou não nessa experiência, e acha que ainda falta um “empurrão” a mais para finalmente realizar esse sonho, esse texto foi feito para você! 

Separamos as principais vantagens de se fazer um intercâmbio, para mostrar o quanto essa experiência pode agregar positivamente para a sua vida. Acompanhe todas elas a seguir!

1. Aprenda uma nova língua na prática

Se você já fez cursos de língua estrangeira, sabe que cada escola ou método possui suas características próprias para fixar o conhecimento. Mas a bem da verdade é que, assim como outras coisas na vida, o aprendizado sobre um novo idioma só se desenvolve de verdade na prática.

E quer prática melhor do que viver a experiência no dia a dia? Um intercâmbio proporciona ao viajante a oportunidade de aprender inglês durante o cotidiano, em situações reais que te obrigam a utilizar a língua estrangeira para pedir informações, comprar um café, conhecer gente nova durante os passeios etc.

Se você tem medo de imaginar essa situação, não se preocupe! Não é preciso possuir um inglês avançado ou fluente para se virar fora do país. Você verá, ao longo dos dias, que suas habilidades vão se desenvolvendo automaticamente. É o famoso instinto de sobrevivência que nos faz adquirir maior coragem para arriscar.

Portanto, se você sonha em aprender uma nova língua, viajar para fora do país será a melhor oportunidade de desenvolvê-la de verdade! E essa é, sem dúvidas, uma das maiores vantagens que um intercâmbio pode te oferecer.

2. Desenvolva maior autonomia

Grande parte do público que busca realizar um intercâmbio é formado por jovens recém saídos do ensino médio. Afinal, essa é a oportunidade perfeita para quem ainda tem dúvidas sobre o que cursar na faculdade ou mesmo deseja desenvolver maior “casca” para si próprio.

Mas não é só os jovens que buscam um intercâmbio para adquirir maior autonomia. Qualquer idade pode realizar um curso no exterior para quebrar seus próprios limites. Viajar sozinho pode ser a oportunidade que falta para você fugir das próprias amarras e se tornar uma pessoa mais independente. 

O intercâmbio força o aluno, no bom sentido, a andar com as próprias pernas para fazer amizades, buscar informações, conhecer lugares etc. Portanto, não tenha dúvidas: viajar para o exterior te trará uma nova visão sobre si mesmo, e uma confiança renovada para seguir a vida. 

3. Descubra novas culturas e estilos

Nem só de estudos se vive um intercâmbio! Aliás, poderíamos dizer que boa parte do aprendizado é formado durante o dia a dia, por meio de novas descobertas sobre cultura, estilos, modos de ser. Visitar um novo país permite ao viajante descobrir um mundo totalmente novo e diferente do que se está acostumado.

Há muitas opções de museus, teatros e festivais para o estudante explorar durante a visita a um país estrangeiro. O tempo de lazer fora da sala de aula pode – e deve – ser utilizado para descobrir novas culturas e estilos. Qual oportunidade melhor que essa você terá para experimentar toda a gastronomia e os costumes de um país? 

4. Aprimore suas soft skills

As chamadas soft skills estão em alta, e elas nada mais são que habilidades de desenvolvimento pessoal, como oratória, argumentação, criatividade, negociação etc. E quer oportunidade melhor para desenvolvê-las, senão em um país estrangeiro? 

Como já dito anteriormente, uma viagem ao exterior obriga o estudante a se desenvolver por conta própria, a tomar atitudes para buscar uma informação, para conhecer um lugar, para fazer amizades. 

O intercâmbio fará com que você desenvolve diversos aspectos pessoais – que muitas vezes acabam atrofiados quando vivemos em nossa zona de conforto. Viajar para fora do país traz conhecimentos não apenas teóricos, mas principalmente práticos. Conhecimentos esses que só se aprende vivenciando as situações. 

5. Amplie seus horizontes e perspectivas

Por fim, mas não menos importante, o intercâmbio traz vantagens para todos os campos do desenvolvimento pessoal e profissional. Quando falamos que ele beneficia não apenas a carreira, mas também a vida do estudante, isso significa que grande parte da sua formação como ser humano será colocada em prática durante a viagem.

E não poderia haver melhor motivo do que esse para você começar o seu planejamento hoje mesmo. Viajar para fora do país amplia seus horizontes e perspectivas, e faz você valorizar coisas que sequer imaginaria. 

Acredite: muita gente que viaja para fora passa a valorizar ainda mais o Brasil, afinal temos uma cultura riquíssima e bastante diferenciada. Mas só é possível enxergar esses pequenos detalhes quando nos deparamos com outras realidades. Nem tudo é perfeito no exterior; cada país possui seus problemas e necessidades. 

Portanto, o intercâmbio promove uma visão mais real e pés no chão para quem se encoraja a viajar. Você voltará para casa com uma bagagem repleta de experiências, opiniões e visões que antes eram distorcidas. Terá mais confiança para formular conversas, participar de processos seletivos e, principalmente, contribuir para uma vida mais harmônica.

No fim das contas, as vantagens de se fazer um intercâmbio não cabem em apenas um texto. É preciso vivenciá-lo para tirar as próprias conclusões, mas podemos garantir que elas serão enriquecedoras de qualquer maneira. 

Está convencido de que finalmente chegou a hora de tirar esse sonho do papel? A Seda Intercâmbios tem diversas opções de cursos no exterior para você realizar o intercâmbio da melhor maneira possível. Converse com um de nossos especialistas e faça um orçamento sem compromisso! 

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

16/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Impulsione sua carreira com cursos profissionalizantes no exterior

Os cursos profissionalizantes ofertados no exterior podem ser uma excelente opção de estudos para colocar no currículo e começar a carreira com o pé direito!

SAIBA MAIS

10/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Conheça os melhores destinos para programas de curta duração

Está a fim de realizar um intercâmbio mas não encontra tempo suficiente na agenda? Não se preocupe! Porque hoje em dia já é possível realizar cursos de curta duração no exterior, com opções a partir de 2 semanas!!

SAIBA MAIS

05/11/2020

Canadá

Intercâmbio no Canadá: benefícios do College Privado

Fazer um intercâmbio no Canadá é um sonho mais do que possível! O segundo maior país do mundo oferece uma estrutura incrível para quem deseja conhecer as belezas e culturas do país, além de aprimorar as habilidades.

SAIBA MAIS

03/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Intercâmbio 2021: confira dicas e saiba como planejar o seu

Está a fim de fazer um intercâmbio em 2021 e não sabe por onde começar? Então fica tranquilo, porque a Seda Intercâmbios preparou um texto completo que vai te ajudar a planejar sua viagem do zero e sem perrengues pro ano que vem.

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS