Host Family ou residência estudantil? Entenda as principais diferenças!

Na hora de escolher qual o melhor tipo de acomodação para o seu intercâmbio, várias dúvidas começam a surgir. E tomar uma boa decisão é super importante para garantir a melhor experiência possível. Entre host family e residência estudantil, cada uma tem as suas vantagens e desvantagens em particular. Quer descobrir com qual você mais se identifica? Então vem com a gente!

Host family

Vantagens

Convivendo diariamente com uma família nativa do país que escolheu para fazer o seu intercâmbio, você provavelmente terá muito mais oportunidades de vivenciar a cultura local através das conversas, dos hábitos, da comida… E, por estar com uma família, muitas pessoas se sentem mais acolhidas no novo país. Mas é importante deixar claro que isso não é uma regra.

Antes de embarcar você preenche uma ficha com várias informações sobre você. Fala sobre as suas expectativas, se curte pet ou não, se tem alergias ou não, enfim… Tudo para aumentar as suas chances de match com a família. Isso pode ajudar bastante a encontrar os hosts perfeitos para o seu perfil.

Geralmente neste tipo de acomodação são oferecidos o café da manhã e o jantar. Isso é bem legal, pois além de te ajudar a economizar uma grana, você ainda conhece a culinária local da forma mais original possível. E vamos combinar que refeição em família é sempre melhor, né?!

Desvantagens

Uma das maiores desvantagens da host family é o fato de que grande parte das casas das famílias são em bairros mais afastados do centro, que é onde fica a maioria das escolas. Na prática, isso pode significar que você vai precisar pegar transporte público quase todos os dias para estudar. Então além de gastar mais tempo, você também vai gastar mais dinheiro. 

Você terá que se adaptar à rotina da família e também respeitar algumas regras particulares da casa. É claro que essas pessoas costumam ser mais abertas por receberem estudantes de várias partes do mundo, mas lembre-se que você estará em um convívio familiar. Não são todas as famílias que permitem que você leve outras pessoas na casa, por exemplo. 

Leia também: Top 5 países mais procurados para fazer intercâmbio no exterior

Residência estudantil

Vantagens 

As residências estudantis costumam ser muito próximas à escola, o que é incrível para economizar tempo e dinheiro, pois você não vai precisar usar o transporte público para estudar. Além disso, você terá oportunidade de conviver com pessoas de muitas nacionalidades, pois essas acomodações abrigam estudantes do mundo inteiro. Imagina só fazer amigos de vários países? Incrível, né?!

Uma grande vantagem das residências estudantis é que você terá mais liberdade do que nas casas de família. É claro que nas nesse caso também existem regras a serem respeitadas, mas existe mais flexibilidade na hora de receber visitas, na hora de saída e chegada, etc.

Desvantagens

Se você não curte muito dividir espaços, saiba que poderá escolher entre ficar em quarto compartilhado ou individual, mas que as áreas comuns da residência como cozinha, por exemplo, costumam ser divididas com outros estudantes. 

Nas residências as refeições não são inclusas, o que significa que você precisará cozinhar, ou comer fora todos os dias. Se escolher a segunda opção, provavelmente irá te custar bem mais caro. Além disso, você também terá um pouco mais de responsabilidade, pois precisará lavar a sua própria roupa, limpar o quarto, etc. 

Qual é a melhor?

A verdade é que quando o assunto é acomodação, não existe boa ou ruim, e sim a que mais se encaixa com o seu perfil, com as suas necessidade e objetivos. É importante analisar com calma as opções, afinal aquele lugar vai ser sua casa por algum tempo, não é mesmo?!

E aí, qual é a sua opção favorita, Host Family ou residência estudantil? Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!