Estágio remunerado no Canadá? Descubra como pode ser fácil!

Muitos intercambistas querem fazer estágio remunerado no Canadá, mas não sabem por onde começar. E hoje nós vamos mostrar aqui pra vocês como pode ser fácil tirar esse objetivo do papel, porque trabalhar no exterior não é um bicho de 7 cabeças! Vamos lá, confira como funciona.

Antes de mais nada, entenda que para estagiar no exterior você precisa estar estudando. Esse estilo de programa é conhecido como Co-Op, são cursos que exigem estágio para serem concluídos, já falamos mais dele aqui no blog. É como realizar um estágio no Brasil mesmo, você precisa ser matriculado em algum curso. Então, já vai escolhendo seu curso, matricule-se o quanto antes para já adquirir o visto que permite trabalhar legalmente no país.

Outro lembrete importante, algumas coisas podem variar dependendo da sua escola. Então, aqui vamos usar como exemplo a Toronto School of Management, que é destaque mundial em educação e possuem diversos cursos que oferecem estágio.

Período do estágio

Os cursos duram no mínimo 66 semanas, incluindo intervalos agendados pela escola. E, dependendo do curso, pode chegar a mais de 100 semanas. No entanto, se você estiver indo bem no trabalho pode conseguir uma efetivação e estender seu período no país, adquirindo outro tipo de visto. Posteriormente também pode realizar algum outro curso como graduação ou pós-graduação.

Aula + estágio

Uma das coisas mais importantes na hora de fechar com a escola é ver quais são os horários do seu curso. Os melhores são de manhã e à noite, assim você terá um bom período livre para conseguir realizar seu estágio. É assim que funciona: em meio período você estuda e meio período você trabalha. O estagiário pode trabalhar apenas 20 horas por semana. Considerando um salário mínimo, equivalente a  CAD$ 10,96 por hora, mas que pode aumentar de acordo com a sua área, um intercambista vai receber pelo menos CAD$ 876,8 que, convertendo hoje, daria em torno de R$3.547,79.

E se você for efetivado?

Sendo efetivado, ou trabalhando em períodos de férias, você irá ter uma carga de 40 horas por semana. Dobrando o valor mínimo para CAD$ 1.753,6 em torno de R$ 5.285,37. Mas lembre-se: isso é o mínimo. Seu currículo, habilidades e ramo profissional pode impulsionar muito esse valor.

Jimmy Fallon Happy Dance GIF - Find & Share on GIPHY

Estágio é garantido!

Como falamos no começo, nesse estilo de programa é obrigatório realizar o estágio para concluir o curso, então, a escola tem diversas empresas parceiras e profissionais preparados para te ajudar a elaborar o currículo, agendar entrevistas e começar a trabalhar o quanto antes. Não se preocupe, sem trampo você não fica!

Quais são os cursos disponíveis?

Na Toronto School of Management são 4 principais áreas e dentro delas há opções de especializações. Se liga:

  • Negócios e Marketing;
  • Contabilidade;
  • Hospitalidade e Turismo;
  • Análise de Dados.

Pré-requisitos

É necessário ter 18 anos ou mais e inglês mínimo IELTS de 5,5. Você fará sua entrevista via Skype e caso não tenha o nível necessário, poderá realizar um curso de inglês preparatório na escola antes do seu curso. Encare isso como algo positivo. Afinal, você quer entender tudo o que será dito no seu curso e também ser capaz de se comunicar no trabalho e no país.

Quanto custa?

Os custos totais variam muito. Depende de onde será sua estadia, o tempo que ficará no país e também qual será seu curso. Além de saber se você irá precisar ou não realizar preparatório do idioma. O valor de investimento deste programa varia bastante dependendo do curso escolhido e outras coisas incluídas no pacote, mas pode ser parcelado em até 18x na SEDA Intercâmbios.

Partiu estudar e trabalhar no Canadá? Se ficou alguma dúvida, é só chamar a gente aqui e te explicamos tudinho.