COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Viajar para fora do país é o sonho de muitos brasileiros, ainda mais quando há a opção de estudar e/ou trabalhar no exterior. Porém, muitas vezes, esse sonho é deixado de lado por falta de tempo. Tem vontade de fazer um intercâmbio, mas possui pouco tempo disponível na agenda? Então um programa de curta duração pode ser a opção ideal para você.

Foi-se o tempo em que os intercâmbios eram vendidos como pacotes fechados de seis a 12 meses, afinal deixou de ser um recurso voltado apenas para jovens. Hoje em dia, qualquer idade pode dedicar tempo para fazer uma viagem repleta de boas experiências, com períodos a partir de duas semanas!

Está em busca de um programa de curta duração e não sabe como se planejar para realizar esse sonho? Então confira o texto a seguir, e conheça os melhores destinos para programas de curta duração disponíveis no mercado, e comece hoje mesmo a planejar o seu intercâmbio. 

Como planejar um intercâmbio curto

O primeiro passo para se preparar para um intercâmbio curto é montar um planejamento, definindo quais são os seus objetivos com a viagem, o destino ideal para realizar esse sonho e como você pretende aproveitar ao máximo dessa experiência.

Um intercâmbio curto não significa que terá menos qualidade, apenas que você aproveitará de forma reduzida. Essa é uma excelente opção não apenas para quem tem menos tempo disponível, mas também para quem possui um orçamento mais curto. Você não precisa abrir mão do sonho de conhecer uma nova cultura por conta dos custos, basta procurar uma opção que se adeque à sua realidade no momento.

Existem diversas opções de programas curtos: cursos de idiomas, colônias de férias – ótima opção para os adolescentes –, programas para a meia idade etc. É importante que você defina qual desses formato combina mais com as suas pretensões. 

O planejamento para um intercâmbio curto é mais fácil porque não exige tantas burocracias, e será mais fácil para mesclar estudos com momentos de lazer. Portanto, tenha em mente as seguintes ações:

  • Pesquise pelos destinos que oferecem programas de curta duração;

  • Escolha o programa ideal de acordo com a quantidade de tempo que você terá disponível;

  • Se o orçamento estiver curto, opte por destinos alternativos – Malta, África do Sul e Canadá são ótimas opções,

  • Converse com uma agência de intercâmbios para comparar preços e definir o programa ideal. 

Quais são os melhores destinos para um programa curto?

Mas afinal, como escolher o melhor destino para uma viagem rápida e ainda assim enriquecedora? Essa é uma dúvida que surge para muitos que estão a fim de fazer um intercâmbio curto, afinal não faltam opções para todos os gostos. 

Como já dito anteriormente, a maioria dos grandes cursos de intercâmbio disponibilizados pelas agências hoje em dia já oferecem opções de pacotes curtos, com duração de pelo menos 2 semanas. Essa facilidade abre um leque de várias opções.

Definir o destino é muito importante para todo o resto do planejamento, por isso se você não tem um país específico em mente, saiba que há opções excelentes e com preços interessantes para você cogitar um intercâmbio. 

Qual é o seu estilo de viagem? Gosta mais de campo ou grandes cidades? É mais fã de calor ou frio? Prefere programas culturais ou gastronômicos? Tudo isso deve ser levado em conta durante o planejamento de viagem.

Canadá – Para quem quer conhecer a neve

Os países do hemisfério norte costumam despertar grande interesse dos brasileiros, já que possuem um clima próprio que não estamos acostumados a ver por aqui: neve! Além disso, as estações são “invertidas” com o Brasil, então acaba se tornando uma ótima opção para quem deseja fugir do verão ou do inverno daqui.

Ou seja, se você sonha em conhecer a neve, um curso de curta duração durante os meses de novembro ou dezembro livrarão você dos dias quentes no Brasil, e ainda contribuirão para novos aprendizados e descobertas. 

Como os períodos de frio costumam acontecer na baixa temporada, ainda é possível encontrar boas promoções nas agências de intercâmbio para visitar e conhecer um dos países mais bem desenvolvidos do mundo. 

Saiba mais: conheça todas as opções de intercâmbios Seda no Canadá.

Malta – Clima de férias no Mar Mediterrâneo

Uma viagem de verão para a Europa é o seu sonho de consumo? E se ela for acompanhada de praias em uma das ilhas mais charmosas do continente? Malta se tornou um dos destinos mais procurados pelos intercambistas, já que oferece um excelente custo-benefício em um destino menos badalado no continente europeu.

O pequeno país costuma liderar as listas de destinos mais baratos para se aprender a língua inglesa no exterior, e possui diversas opções de cursos de curta duração para quem quer estudar. Sua localização estratégica permite ainda que você faça viagens curtas para vários países conhecidos da região, como Itália e Grécia.

Saiba mais: conheça todas as opções de intercâmbios Seda em Malta.

África do Sul – Aventuras naturais e muita cultura

Já imaginou poder estudar em um país repleto de atividades naturais? Safaris, montanhas, praias e grandes metrópoles aguardam você na África do Sul. O país mais desenvolvido do continente africano possui uma política liberal e oferece grandes oportunidades para você aprender.

Com um clima similar ao do Brasil, a Cidade do Cabo oferece inúmeros atrações culturais e esportivas para quem gosta de se aventurar, além de ser uma excelente opção para conhecer uma cultura riquíssima e uma gastronomia de dar inveja a vários outros destinos!

Um curso de curta duração para a África do Sul é uma excelente opção para quem está em busca de um destino barato, bem estruturado e cheio de lugares para se explorar. 

Saiba mais: conheça todas as opções de intercâmbios Seda na África do Sul.

Como você pode perceber, não faltam boas opções para planejar um intercâmbio curto e ainda assim divertido e enriquecedor. Com um pouco de planejamento, é possível explorar uma nova cultura, aprender um idioma e ainda enriquecer o currículo com boas experiências no exterior.

A Seda Intercâmbios possui uma vasta lista de destinos esperando pelo seu orçamento, com duração a partir de duas semanas. Que tal começar a fazer as malas hoje mesmo para tirar esse sonho do papel? Converse com um de nossos especialistas, estamos prontos para te ajudar!

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

08/02/2021

Canadá

Viver em Montreal: qual o custo de vida na cidade canadense?

Se você está em busca de uma cidade que é líder em qualidade de vida, saúde e educação, essa cidade provavelmente figurará entre as primeiras da lista. Mas afinal, qual o custo de vida para viver em Montreal?  Descubra;

SAIBA MAIS

01/12/2020

Dicas de Intercâmbio

Intercâmbio: 5 vantagens para você realizar o seu

Viajar para fora do país, seja para estudar ou trabalhar, pode ser uma das experiências mais enriquecedoras que você terá na sua vida. Por isso, o intercâmbio é, antes de mais nada, um investimento em você mesmo!

SAIBA MAIS

16/11/2020

Dicas de Intercâmbio

Impulsione sua carreira com cursos profissionalizantes no exterior

Os cursos profissionalizantes ofertados no exterior podem ser uma excelente opção de estudos para colocar no currículo e começar a carreira com o pé direito!

SAIBA MAIS

05/11/2020

Canadá

Intercâmbio no Canadá: benefícios do College Privado

Fazer um intercâmbio no Canadá é um sonho mais do que possível! O segundo maior país do mundo oferece uma estrutura incrível para quem deseja conhecer as belezas e culturas do país, além de aprimorar as habilidades.

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS