COMPARTILHE ESSE CONTEÚDO

Definir a agência de intercâmbio é uma das etapas mais desafiadoras do planejamento de quem deseja estudar fora do país. Como é um serviço que pode ter condições variáveis, a escolha deve se ajustar às suas necessidades.

O intercâmbio é uma experiência enriquecedora que contribui para evoluir tanto profissionalmente quanto pessoalmente. Por esse motivo, é preciso ter o apoio adequado para garantir que tudo seja perfeito.

O que considerar para definição de uma agência de intercâmbio? Essa é uma dúvida recorrente e estamos aqui para ajudar na sua escolha. Continue lendo e veja o que levar em conta antes de contratar os serviços!

O mercado de intercâmbio está em constante expansão

A procura por um ensino de qualidade, melhores oportunidades profissionais e a vivência de uma cultura diferente tem levado cada vez mais pessoas a planejarem um intercâmbio.

Um dos principais motivos de crescimento do setor de intercâmbio é a necessidade de ter uma capacitação diferenciada, com a estrutura necessária para preparar melhor o indivíduo, além de agregar para a vida pessoal.

Quem viaja para estudar em outra nação, entra em contato com um universo novo e repleto de curiosidades. Além de aprender um idioma, você terá a oportunidade de experimentar a gastronomia, se integrar aos hábitos de vida e explorar as belezas naturais do país.

A importância de escolher a agência de intercâmbio certa

O intercâmbio é um sonho para muitas pessoas, mas exige planejamento, tempo e recursos financeiros. É um investimento que traz retornos únicos, por isso, é preciso se certificar de que nada comprometerá essa experiência.

Além de ter orientações especializadas e confiáveis durante o planejamento, muitas agências mantêm filiais no país de destino, prestando um serviço ainda mais diferenciado ao oferecer suporte em diversos momentos da estadia, sobretudo, se essa for a sua primeira experiência.

O que considerar na escolha da agência de intercâmbio

Quem decide estudar no exterior sempre se depara com diversas opções de agência de intercâmbio, no entanto, para evitar arrependimentos é preciso avaliar alguns fatores para acertar na decisão.

Veja o que levar em conta antes de escolher uma agência para seu intercâmbio!

Defina bem os objetivos da viagem

Existem diversos tipos de intercâmbio e, em cada um deles, há particularidades que você precisa conhecer para definir bem os objetivos da viagem. É importante que as agências saibam o que você pretende para uma orientação mais completa e próxima da sua realidade.

  • High School: realizado durante o ensino médio com duração de 3 meses a 1 ano;

  • Au pair: com duração de 1 ano e limite de idade conforme o país, você pode trabalhar e estudar, ao mesmo tempo;

  • Estudo de idiomas: o jeito mais comum de intercâmbio, aprender outro idioma é um dos principais motivos para quem vai estudar em outro país;

  • Graduação: concluir um curso superior em outro país é um sonho de muitas pessoas que almejam uma carreira de sucesso no retorno ao Brasil;

  • Especialização: para quem já tem um diploma de nível superior, mas deseja dar uma turbinada no currículo, pode fazer uma especialização como intercâmbio;

  • Trabalho voluntário: um modo diferente de fazer intercâmbio onde o viajante troca os custos da viagem por programas de ações sociais;

  • Estudo e trabalho: sem limite de idade você pode, legalmente, cumprir a carga horária de estudos e trabalhar no tempo livre.

Avalie os destinos

Países como os Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, Austrália e Malta são os destinos procurados para quem gosta e tem maior afinidade ou facilidade de aprendizado do inglês.

Já os países europeus, como França, Bélgica e Suíça recebem, anualmente, milhares de intercambistas com maior domínio da língua francesa. Vale lembrar que as moedas Dólar americano e Euro pesam na decisão de destino, considerando a alta da conversão da moeda para o Real brasileiro.

Verifique os benefícios oferecidos

Os programas de intercâmbio variam de país para país, por isso, é tão importante avaliar o custo-benefício da viagem. Mesmo indo para um destino incrível, quais serão os ganhos ao final da viagem?

Esse é um aspecto que deve ser avaliado com muito critério. Assim, ao final do intercâmbio, você sai com a sensação de dever cumprido e de que tudo valeu a pena.

Pesquise a reputação da empresa

Jamais feche o intercâmbio com a primeira empresa que oferecer diversas vantagens e o pacote dos sonhos.

Procure informações sobre os serviços já prestados, o nível de satisfação de quem viajou pela agência e quais são as referências que as pessoas podem compartilhar diante da experiência que tiveram.

Somente assim, você terá embasamento suficiente para comparar propostas e ter elementos para escolher sua agência de intercâmbio.

Analise as condições e formas de pagamento

Como você pretende pagar o seu intercâmbio? Talvez essa resposta esteja ainda pendente por não saber as condições das agências. É isso mesmo, tudo depende do destino, do tipo de intercâmbio, da moeda e das condições oferecidas pelas escolas.

A agência de intercâmbio é intermediadora e suas tarifas dependem do poder de negociação junto às instituições no país escolhido e todo o suporte prestado antes, durante e depois que durar a viagem.

A SEDA é a agência ideal para tornar seu sonho realidade

Somos uma agência de intercâmbios com mais de 10 anos de mercado dedicados a levar brasileiros aos mais diversos países. Contabilizamos mais de 5 mil alunos que tiveram esse grande sonho realizado.

Com integração e conexão a um mundo novo, completamente diferente e repleto de possibilidades, nosso papel é proporcionar uma experiência incrível para quem decide fazer um intercâmbio.

Temos como especialidade o suporte em toda a viagem, começando nas pesquisas de destinos, passando pela assistência nos processos burocráticos, até chegar à instituição de ensino — uma agência de intercâmbio completa para ajudar você a concluir a jornada com um sorriso no rosto e um diploma na mão.

Gostou do post? Para se manter informado sobre as principais tendências e melhores destinos para realizar um intercâmbio, assine já a nossa newsletter e receba conteúdos incríveis!

OUTROS CONTEÚDOS QUE VOCÊ PODE GOSTAR

09/09/2021

Curiosidades, Dicas de Intercâmbio, Dublin e Irlanda

10 curiosidades sobre Dublin que você precisa saber

10 curiosidades sobre Dublin, na Irlanda, para você conhecer um pouco mais desse país que vem conquistando estudantes de todo o mundo!

SAIBA MAIS

09/09/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

Estágio remunerado no Canadá? Descubra como pode ser fácil!

Muitos intercambistas querem fazer estágio remunerado no Canadá, mas não sabem por onde começar. E hoje nós vamos mostrar aqui pra vocês como pode ser fácil tirar esse objetivo do papel, porque trabalhar no exterior …

SAIBA MAIS

20/08/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

5 coisas para ver e fazer no Canadá durante o seu intercâmbio

Raramente um país tem tanta variedade e beleza natural como o Canadá, por isso decidimos separar top 5 coisas para você ver e fazer no seu intercâmbio nesse país espetacular!!

SAIBA MAIS

20/08/2021

Canadá e Dicas de Intercâmbio

Canadá é o destino preferido dos brasileiros para fazer intercâmbio, entenda o por quê

O Canadá continua sendo o destino preferido dos brasileiros para fazer intercâmbio segundo pesquisas e nesse post você entenderá o motivo. Vem conferir!

SAIBA MAIS

nossos
EVENTOS