8 filmes e séries para você conhecer a Irlanda sem sair de casa | Seda Intercâmbios
Blog

Blog

26.12.2022

8 filmes e séries para você conhecer a Irlanda sem sair de casa

8 filmes e séries para você conhecer a Irlanda sem sair de casa
A Irlanda é um dos destinos mais procurados por brasileiros que desejam estudar e/ou trabalhar no exterior. Isso porque a ilha esmeraldina é sinônimo de cultura, belezas naturais e uma energia ímpar para os jovens! Afinal, quem aí nunca ouviu falar da famosa cerveja, das festas e da alegria contagiante dos irlandeses?

 

Além da cultura boêmia, a Irlanda carrega consigo o privilégio de possuir paisagens incríveis que parecem saídas de um conto de fadas. Parques, montanhas, fiordes e castelos dominam as ilhas, em um cenário de tirar o fôlego! Portanto, se você ama cultura, mas também natureza, esse é o país perfeito para o seu intercâmbio.

 

Antes de começar a planejar a sua viagem dos sonhos, que tal conhecer um pouco mais desse lugar mágico? E nada melhor que unir o útil ao agradável, não é mesmo? Pensando nisso, separamos 8 filmes e séries para você assistir antes de ir para a Irlanda. Confira a lista a seguir!

1. P.S. Eu Te amo (P.S. I Love You) (2007)


Um dos maiores sucessos envolvendo o país é a comédia-romântica P.S. I Love You, que conta a história do casal Gerry (Gerar Butler) e Holly (Hilary Swank). Antes de morrer por conta de uma doença terminal, Gerry decide escrever diversas cartas para deixar à esposa, repleta de passos para que ela possa lidar melhor com o luto.

 

As locações do filme incluem cenários exuberantes pelo interior da Irlanda, como a pequena cidade de Wicklow, que é conhecida por suas montanhas e trilhas. A cerca de uma hora da capital Dublin, o passeio é uma excelente pedida para os dias que você estiver de folga durante o intercâmbio!

2. Once (2007)


Se você adora histórias românticas e também música, o filme Once é uma excelente pedida para você assistir antes de embarcar para a Irlanda! O filme conta a história de um músico de Dublin que acaba se apaixonando por uma mãe solteira da República Checa. Ambos são apaixonados por música, e decidem gravar juntos.

 

O filme é todo gravado em Dublin, e aproveita cenas simples de caminhada para apresentar toda a beleza da cidade. O casal passa por destinos famosos da capital, como a boêmia região do Temple Bar, com inúmeros bares, galerias e restaurantes, além da O’Connel Street – sem dúvidas, dois lugares imprescindíveis para você visitar durante o seu intercâmbio pelo país!

3. Ventos da Liberdade (The Wind That Shakes the Barley) (2006)


Você provavelmente já ouviu falar em Cillian Murphy, ator mundialmente conhecido por protagonizar Peaky Blinders – um dos seriados mais conhecidos do momento. Além da série, o ator já participou de diversos filmes do aclamado diretor Christopher Nolan, como Batman Begins, Dunkirk e A Origem. 

 

O famoso ator irlandês alavancou os olhares do cinema para a Irlanda, e é claro que a sua lista de produções não poderia passar batida sem os filmes nacionais que vieram antes da sua rápida ascensão. 

 

O mais conhecido deles é o filme Ventos da Liberdade, que conta a história de trabalhadores irlandeses que, no ano de 1920, decidem se unir para combater as tropas britânicas que tentam impedir a independência do país. Um passeio pela história aguerrida dos irlandeses durante o período de guerras.

4. The Fall (2013)


Você é do time que prefere assistir a seriados ao invés de filmes? Então essa dica é para você! A série The Fall envolve bastante suspense e mistério, e conta a história de inúmeros assassinatos envolvendo mulheres, com assinatura de um serial killer. 

 

As locações se passam em grande parte por Belfast, capital da Irlanda do Norte. É uma ótima pedida para quem deseja conhecer o irmão nortenho da Irlanda, e ainda maratonar uma série de altíssima qualidade. 

5. Em Nome do Pai (In the Name of the Father) (1993)


Considerado um clássico irlandês e um dos filmes de maior sucesso do país, Em Nome do Pai conta a história de Guildford Four, um grupo de 4 pessoas acusadas injustamente pelos bombardeios que o Exército Republicano Irlandês (IRA) promoveu em dois pubs de Londres em 1974.

 

O filme foi indicado a 7 categorias do Oscar, e conta com filmagens realizadas por todo o país. Portanto, é a pedida ideal para você conhecer não só as cidades irlandesas, mas um pouco de toda a história que envolve a cultura do país. 

6. Normal People (2020)


Outra dica de série que tem feito muito sucesso e também é gravada na Irlanda é Normal People, considerada uma das melhores produções de 2020, e baseada no livro de mesmo nome. 

 

O romance vai muito além do tradicional e foge do clichê, apresentando uma história cheia de nuances entre um casal que se conhece na época da escola e enfrenta dificuldades até o período da faculdade.

 

Os 12 episódios de meia hora cada contam com cenários da pequena cidade de Sligo, na Irlanda do Norte, e em Dublin, na Irlanda. Aliás, a parte gravada na capital irlandesa foca no período de faculdade do casal, portanto é uma ótima maneira de incentivar você a planejar seu intercâmbio no país!

7. Casa Comigo (Leap Year) (2007)


Saindo um pouco de Dublin, a produção Casa Comigo é outra boa dica para quem gosta de comédia-romântica. Nesse filme, o foco está nas estradas locais que atravessam o país, passando por paisagens deslumbrantes que parecem saídas de contos de fadas.

 

O filme também retrata boa parte da charmosa cidade de Galway, a quarta maior da Irlanda. Com uma vida noturna movimentada, a cidade é repleta de bares, pubs e parques. Conta ainda com praias, castelos e o famoso Cliffs of Moher – considerada uma das paisagens mais lindas do mundo.

8. As Cinzas de Ângela (Angela's Ashes) (1999)


Outro clássico do cinema irlandês, As Cinzas de Ângela é uma ótima pedida para quem deseja conhecer mais sobre a história irlandesa. O filme conta a história da família McCourt, que decide abandonar os Estados Unidos e decide imigrar para Cork, a segunda maior cidade da Irlanda.

 

O filme se passa em 1935 e envolve muita luta, dificuldades e superação em meio às guerras que assolavam a Europa no período. Além de Cork, também é possível acompanhar no filme várias cenas gravadas em Limerick, a charmosa terceira maior cidade da Irlanda.

 

Como você pode perceber, motivos não faltam para você realizar um intercâmbio para a Irlanda. Com as dicas cinematográficas que apresentamos ao longo do texto, você se deparará com uma cultura riquíssima, cenários incríveis e muita história para levar na bagagem.

A Seda possui diversos programas de intercâmbio na Irlanda, como cursos de idiomas, preparatórios para exames, opções de estudo e trabalho e muito mais! Conheça todas as opções de cursos e faça um orçamento com um de nossos atendentes.

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Cookies.